Envios gratuitos para encomendas superiores a 85€ para Portugal Continental e 100€ para as Ilhas

GUIA - Como Lavar e Cuidar das tuas Fraldas

A Muda da Fralda: 

Podes optar por usar liners ou revestimentos, sejam eles descartáveis ou reutilizáveis

Os liners descartáveis são deitados fora na hora da muda da fralda. Há quem lave os que só têm xixi e os reutilize até ser possível. São particularmente úteis para saídas e creche, infantários ou amas. 

Os reutilizáveis são lavados juntamente com as fraldas. Basta que se vire o liner para a sanita para ficar livre de sólidos e meter junto da fralda num balde ou saco à espera da hora da lavagem. 

Nesta altura podes também optar por tirar os absorventes do bolso das fraldas de bolso para que não tenhas que o fazer mais tarde ao colocar na máquina. Prender os velcros adequadamente também é importante para estes não se agarrem a outras fraldas e absorventes durante a lavagem e para que as tuas fraldas permaneçam bonitas durante mais tempo. 

Uma boa dica para as fraldas ou capas que não têm um espaço próprio para colocar o velcro, é fechar a fraldas como se tivesse posta e virar do avesso. 

Meter as Fraldas na Máquina: 

Se estiveres a usar um saco de balde ou um saco independente de pendurar, basta que retires as fraldas do saco e coloques tudo na máquina. O saco incluído! 

Recomendamos que enchas a máquina a 3/4 (com a roupa molhada), para que haja espaço suficiente para que elas vão roçando umas nas outras. As máquinas modernas têm consumo de água reduzido, portanto se encheres demasiado a máquina, pode não haver água suficiente para que as fraldas sejam bem lavadas. Se não encheres o suficiente, não vai haver fricção suficiente e não vão ficar bem lavadas. Se não tiveres fraldas suficientes, acrescenta roupa depois da pré-lavagem. 

A Pré-Lavagem ou enxaguamento: 

Faz sempre uma pré-lavagem a frio às tuas fraldas antes do programa de lavagem. A pré-lavagem ajuda a remover a sujidade, prevenir as nódoas e retira maior parte da urina das fraldas. Para assegurar que esta primeira água é deitada fora e não reutilizada para a lavagem longa, dá preferência a ciclos de enxaguamento + centrifugação. 

Se fores usar pré-lavagem em vez de enxaguamento, assegura-te que é a frio e que há uma centrifugação no final e antes de iniciares o programa de lavagem. 

A lavagem: 

Escolhe um programa de lavagem a quente e longo (2h30 - 4h30). 

É importante ter em atenção as indicações de cada fabricante. Regra geral as recomendações são entre 40º e 60º. 

Usa um detergente adequado (atenção aos detergente ecológicos que não são recomendados por maior parte das marcas) na quantidade recomendada (tem em consideração o tipo de dureza da água e a quantidade de roupa) e não uses amaciador. 

Se a tua máquina tem alguma função que permita usar mais água naquele ciclo, usa-a! 

 

Enxaguamento extra (opcional):

No final da lavagem longa, podes optar por fazer mais um ciclo de enxaguamento e centrifugação. Isto vai retirar qualquer resto de detergente que possa ter ficado para trás, o que vai vai evitar entupimentos e irritações de pele. 

Se no final da lavagem longa ainda conseguires ver espuma, este enxaguamento extra não é opcional! 

Secar as tuas Fraldas: 

As fraldas podem ser secas ao ar livre num estendal, com ajuda de um desumidificador, estendal elétrico ou na máquina de secar a frio. 

Secas ao ar: Vai aumentar o tempo útil de vida das tuas fraldas e o contacto com o sol vai remover as nódoas que não saíram na lavagem (mesmo em dias cinzentos!) 

Com a ajuda de um desumidificador: Excelente para quem tem que secar as fraldas dentro de casa, mantém a humidade longe e acelera o processo de secagem das fraldas. 

No estendal elétrico: Assegura-te que fibras como o bambo ou capas PUL não tocam diretamente na fonte de calor, o melhor será colocar uma toalha entre a capa e o estendal. 

Na máquina de secar: Vai secar as fraldas num instante, mas reduz o seu tempo útil de vida se o uso da máquina de secar for constante. Tem em atenção que o bambu e o PUL não são fãs de calor. 

Se vives numa zona com água dura e tiveres máquina de secar, podes optar por colocar as fraldas depois de secas ao ar, 5 ou 10 minutos na máquina de secar para que fiquem mais macias. 

 

Dicas para secares as tuas fraldas dentro de casa: 

  • Ventilação é importante. Se for possível, tenta manter uma janela ligeiramente aberta perto do local onde secas as tuas fraldas. Isto ajuda a que haja circulação de ar e menos humidade acumulada. 
  • Um desumidificador ajuda bastante a manter a humidade longe, principalmente se não der para ter uma janela aberta. 
  • Programa a lavagem para que possas usufruir do calor do sol que há durante o dia, mesmo em dias de inverno. 
     

Notas: 

  • Não uses amaciador;
  • Se possível, uma vez por mês faz um ciclo de manutenção à tua máquina. Podes usar produtos específicos, desinfectantes ou um ciclo de 90º sem nada na máquina claro! 
  • Podes optar por lavar as tuas toalhitas e liners dentro de um saco de rede para teres a certeza que ficam lavadas e não saem do tambor. 

Considera estas recomendações como gerais. Dependendo de cada máquina pode ser necessário ajustar detergente ou outros programas e ciclos de lavagem. Ajusta de acordo com o que resulta aí em casa. 

Se tiveres dúvidas ou questões entra em contacto connosco! 

Vem fazer parte do nosso grupo de Facebook e tem acesso a informação exclusiva, partilhas, esclarecimento de dúvidas e muito mais! 

×