Envios gratuitos para encomendas superiores a 85€ para Portugal Continental e 100€ para as Ilhas

GUIA - Fraldas de Noite

Fraldas de noite

Os requisitos para uma fralda de noite podem ser bem diferentes dos de uma fralda de dia. Dependendo da idade do bebé, da quantidade de leite/ água que bebe antes de ir para a cama ou da quantidade de mamadas durante a noite, as fraldas que usamos podem não ser suficientes para aguentar uma noite. 

Na fase de recém-nascido, quase nenhum bebé dorme uma noite inteira. Durante as primeiras 6 a 8 semanas (mais ou menos) o bebé vai acordar durante a noite para comer, e, como nesta fase, em quase todas as refeições, posteriormente há um cocó, o bebé tem que ser mudado durante a noite. Sendo assim, nesta fase não é necessário uma preocupação acrescida com as fraldas de noite. 

Quando o bebé começa a dormir durante toda a noite ou, se acordam para comer mas não fazem cocó, é preferível não mudar a fralda para não despertar o bebé e assim que acabar a sua refeição nocturna todos possam voltar a dormir. Quando isto acontece, as fraldas que usamos durante o dia começam a não ser suficientes para suportar todas aquelas horas de xixis, e então começam as fugas nocturnas e o desespero dos pais. 

É nesta fase que precisamos de pensar em boas soluções para a noite. 

Que fralda escolher? 

Maior parte dos utilizadores de fraldas reutilizáveis que já tenham alguma experiência, vai sugerir um sistema de duas partes: fralda ajustada + capa. 


(Exemplos: Little Lamb ajustada + Capa / Petit Lulu + Capa calção / Anavy Night + Capa de lã / Ajustada Boo&Boo + Capa Boo&Boo / Ajustada + Capa de lã ManyMonths

Num sistema de duas partes, a ajustada é 100% absorvente, o que significa que a fralda no seu todo está a absorver todo o xixi que o bebé fizer. 

A capa, seja ela lã ou PUL, vai assegurar uma barreira impermeável para que todo aquele xixi não molhe o pijama, a cama, etc. 

Há quem use fraldas de bolso reforçadas com absorventes de cânhamo e bambu e consigam assim usar as mesmas fraldas que usam durante o dia, à noite também, sendo que só precisam de as reforçar com absorventes mais eficazes.

Algumas pessoas conseguem usar fraldas mais absorventes como a GroVia ONE ou a Petit Lulu SIO Complete. Se tu és um destes sortudos, boa! Não precisas de fazer um stock específico de fraldas para a noite.

Quantas fraldas para a noite vou precisar? 

Tudo depende da tua rotina de lavagem e em que estação do ano estamos, ou como é o tempo onde tu vives, se tens máquina de secar ou não. 

Eu gosto de ter tudo organizado para a semana inteira, e apesar de lavar as fraldas de dois em dois dias, gosto de garantir que tenho extras se por acaso houver acidentes mal a fralda da noite é posta (sabem quando acabaram de meter a fralda limpa para a noite e o bebé faz um cocó?). 

Por isso gosto de ter prontas 7 fraldas de noite. Durante o inverno ter sempre 7 fraldas de noite disponíveis, lavadas e secas faz-me sentir mais tranquila. 

Durante o verão quando a roupa seca mais rápido, 4 ou 5 fraldas chegam

Tudo depende da tua rotina e do que melhor se adapta à tua família. Podes começar com 3 ou 4 e ir aumentando o stock se for necessário. 

Notas: 

- Se tiveres um menino ou um bebé que dorme de barriga para baixo, podes usar um absorvente para te dar absorção extra à frente. Assegura-te também que a fralda fica bem ajustada na barriga para evitar fugas. 

- Se tiveres uma menina ou um bebé que dorme de barriga para cima, usa um absorvente extra para te dar um reforço na zona central/traseira da fralda. 

Vem fazer parte do nosso grupo de Facebook e tem acesso a informação exclusiva, partilhas, esclarecimento de dúvidas e muito mais!

×