Envios gratuitos para encomendas superiores a 85€ para Portugal Continental e 100€ para as Ilhas

GUIA - Fraldas Reutilizáveis - O Início

Parabéns pela decisão de usares fraldas reutilizáveis! 

Independentemente das razões que te fizeram escolher as fraldas reutilizáveis (ecológicas, económicas, saúde do bebé, etc) sabemos que ao início pode parecer confuso, todos os nomes, sistemas e marcas. Não te preocupes, vamos tentar simplificar e estamos aqui para responder a todas as tuas perguntas. 

Sistemas 


Se estás no início, a nossa sugestão é que experimentes vários sistemas. O que é fantástico para mim pode não ser o melhor para ti ou pode não se adaptar ao teu bebé. 

Sistema de duas partes

Este pode ser o sistema mais económico, dependendo das fraldas que compras. 

Consiste em parte absorvente + parte impermeável. 

A parte absorvente pode ser uma musselina (aquelas que se usavam antigamente), uma pré-dobrada ou plana, uma fralda de contorno, uma ajustada ou mesmo um absorvente de bambu. 

Se optares por usar musselinas, pré-dobradas ou planas, podes fazer um stock bastante em conta, e podes reutilizar a parte impermeável (capa) algumas vezes. Desta forma, tens um stock de fraldas económico e versátil. Podes aprender a fazer algumas dobras e usar um snappi ou simplesmente dobrar em retângulo e colocar na capa. 

Podes ainda usar absorventes de fibras naturais (algodão, bambu ou cânhamo) + capa. 

As ajustadas + capa são boas para a noite por exemplo, ou se tens um bebé que faz muito xixi. Tens também fraldas de contorno que são mais económicas que as ajustadas mas não têm fecho, mas podes usar um snappi.

(Exemplo: Little Lamb + Capa / Pré-dobrada cânhamo + Capa / Pré-dobrada bambu + capa / Ajustada Boo&Boo + capa)

Fraldas de Bolso

São fraldas que como o nome sugere têm um bolso, onde colocas o material absorvente que preferires. 

São fraldas bastante versáteis, podes jogar com os absorventes conforme necessário e têm a vantagem de já trazer a parte impermeável. Saem da máquina de lavar praticamente secas, e mesmo que os absorventes demorem um pouco mais a secar, podes usar uma pré-dobrada ou outros absorventes extra que tenhas. 

Requerem montagem e desmontagem antes e depois da utilização. 

(Exemplo: Baba+Boo, Little Lamb, Charlie Banana)

Tudo-em-um & Tudo-em-dois

As fraldas tudo-em-um são por norma um todo, e não é possível separar-se a parte absorvente da impermeável, o que torna a secagem mais demorada. 

No entanto algumas marcas usam truques para facilitar a secagem, como é o caso das Bambino miosolo e das Tickle Tots AIO que têm um bolso de onde se retira o absorvente, as Bambooty easy dry , que por terem todos os absorventes cosidos em apenas uma extremidade permitem que a secagem seja mais eficaz, ou as GroVia e as Smart Bottoms com os absorventes presos por molas. 

Se tens pouca paciência ou tempo para montar fraldas de bolso ou queres ter umas quantas fraldas o mais parecidas possível com as descartáveis para a creche, os avós ou quando o bebé passa tempo só com o pai, estas são as fraldas para a ocasião! 


O sistema tudo-em-dois são fraldas que incluem uma parte impermeável e uma parte absorvente e normalmente estas duas partes prendem-se uma à outra com molas. A montagem é rápida e prática. 

(Exemplo: Tickle Tots AI2 , Bambooty Basics, GroVia hibrida, Hamac, ImseVimse, Petit Lulu SIO)

Podes ver Packs de fraldas com todos os sistemas AQUI!

De quantas fraldas vou precisar? 

Isto depende muito da tua rotina de lavagem e do sistema que uses. 

Se lavares todos os dias e tiveres forma de secar as fraldas com eficácia, talvez 15 fraldas sejam suficientes (se usares de bolso, assegura-te que tens uns absorventes extra para alguma situação esporádica. 

Se não lavares todos os dias ou se viveres numa zona húmida e as fraldas demorarem mais a secar, podes precisar de 25 ou 30 fraldas. 

Podes começar com 15/20 e ires adicionando consoante necessário. 

Acessórios e extras

Em casa: 

Saco de balde (mais aqui e aqui), ou saco de pendurar. Vais precisar de um sitio onde guardar as tuas fraldas à espera que sejam lavadas. 

Maior parte das pessoas preferem um saco de balde ou um de pendurar, só tens que ter a certeza que é grande o suficiente para acomodar pelo menos um dia inteiro de fraldas sujas. 


Para saídas, creche, passeios:

Precisas de sacos de transporte (outras opções aqui, aqui e aqui), onde caibam algumas fraldas. Seja para deixar na creche ou nos avós, ou para um passeio de fim-de-semana. 


Podes ver alguns também aqui, aqui ou aqui.

Liners ou revestimentos: 

Reutilizáveis ou descartáveis, são opcionais mas facilitam a muda da fralda. Fazem com que seja mais fácil deitar cocós fora e ajudam a que a fralda não fique tão manchada. 

Normalmente não necessitas de usar liners antes da introdução alimentar, mas se precisares de usar creme na muda da fralda, aconselhamos sempre que uses um liner para proteger a fralda.

Vê mais liners reutilizáveis aqui, aquiaqui.

E podes espreitar os descartáveis aqui, aqui ou aqui

Absorventes extra ou boosters:

Quer seja para ter extra para quando o tempo não ajuda a secar roupa ou para reforçar algumas fraldas ou as fraldas de noite, absorventes extra são sempre bons de ter por perto. 

Vê algumas opções aqui


Toalhitas reutilizáveis: 

Super versáteis, dão para limpar rabinhos, mãos, cara. Podes molhar antes ou só na hora da muda da fralda, usar só água ou como preferires! 

Vê aqui algumas opções

Nota: 

Se não sabes bem por onde começar, espreita os nossos packs AQUI , e envia-nos um e-mail ou uma mensagem se precisares de ajuda a escolher. 

Acima de tudo lembra-te que não tens que ser perfeita e que basta uma fralda reutilizável por dia para evitar que muitas descartáveis vão parar a um aterro. 

Usa a tempo inteiro ou só algumas por dia, escolhe as marcas e sistemas que mais gostas e mesmo que tenhas algumas dificuldades de início não desanimes. Estamos aqui para te ajudar. 

×